COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES DO DIA-A-DIA
Professora Joceli Monica Perazzoli, 5º ano B. Escola Municipal Professora Geralda Hams Welbergen.
No dia 11/09/2025, foi realizada uma atividade com a turma do 5º ano voltada para o desenvolvimento da inteligência emocional e do autocuidado.
A proposta iniciou com a exibição das vídeo aulas do Vamos Ler e Unimed PG amor próprio e Vamos Ler e IMM , que abordam a importância da Inteligência emocional que serviram como partida para reflexão. Em seguida, realizamos uma roda de conversa, na qual os alunos puderam compartilhar seus sentimentos e experiências sobre como lidar com as emoções no dia a dia. Durante a conversa, surgiram colocações importantes sobre respeito, empatia, autocontrole e estratégias para cuidar de si e do outro.
Como continuidade da atividade, decidimos criar um Diário da Turma, no qual, diariamente, um aluno será escolhido para escrever sobre como se sentiu durante aquele dia na escola. Essa proposta tem como objetivo incentivar a expressão dos sentimentos, desenvolver a escrita reflexiva e promover o autoconhecimento, além de estimular a escuta e o respeito às vivências dos colegas.
A participação dos estudantes foi significativa, demonstraram interesse, atenção aos vídeos e engajamento na roda de conversa. Observou-se que muitos conseguiram relacionar os conteúdos abordados com situações do cotidiano escolar e familiar.
De maneira geral, a atividade contribuiu para fortalecer vínculos, ampliar o repertório socioemocional dos alunos e favorecer práticas de autocuidado, tanto individuais quanto coletivas.
No dia 11/09/2025, foi realizada uma atividade com a turma do 5º ano voltada para o desenvolvimento da inteligência emocional e do autocuidado.
A proposta iniciou com a exibição das vídeo aulas do Vamos Ler e Unimed PG amor próprio e Vamos Ler e IMM , que abordam a importância da Inteligência emocional que serviram como partida para reflexão. Em seguida, realizamos uma roda de conversa, na qual os alunos puderam compartilhar seus sentimentos e experiências sobre como lidar com as emoções no dia a dia. Durante a conversa, surgiram colocações importantes sobre respeito, empatia, autocontrole e estratégias para cuidar de si e do outro.
Como continuidade da atividade, decidimos criar um Diário da Turma, no qual, diariamente, um aluno será escolhido para escrever sobre como se sentiu durante aquele dia na escola. Essa proposta tem como objetivo incentivar a expressão dos sentimentos, desenvolver a escrita reflexiva e promover o autoconhecimento, além de estimular a escuta e o respeito às vivências dos colegas.
A participação dos estudantes foi significativa, demonstraram interesse, atenção aos vídeos e engajamento na roda de conversa. Observou-se que muitos conseguiram relacionar os conteúdos abordados com situações do cotidiano escolar e familiar.
De maneira geral, a atividade contribuiu para fortalecer vínculos, ampliar o repertório socioemocional dos alunos e favorecer práticas de autocuidado, tanto individuais quanto coletivas.
Comentários
Postar um comentário