Plantio de pau-brasil

Autora: professora Janice Aparecida Gomes de Lima, projetos

Os alunos dos quintos anos da Escola Municipal Professora Geralda Harms Welbergen, estão realizando o Programa Agrinho 2019, que tem como tema central “As coisas que ligam o campo a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo”, são 58 alunos envolvidos além de seus familiares.

Realizamos uma votação em sala de aula para a escolha do nosso projeto, as crianças optaram por plantar árvores em nossa cidade, segundo eles “elas irão deixar a cidade ainda mais bonita, dar flores, frutos e colaborar com a produção do oxigênio”. Um dos alunos citou a ideia de plantarmos mudas de “Pau-brasil”, pois no ano de 2018 trabalhei com eles a disciplina de História, aprendemos muito sobre a chegada dos portugueses no Brasil e a influência do Pau-brasil no nome de nosso país.

 No dia 22 de março, criamos um grupo de WhatsApp, para facilitar a comunicação entre familiares e a escola, no mesmo dia fomos até a Secretaria do Meio Ambiente pedir permissão e ajuda para realizarmos nosso projeto, fomos muito bem recepcionados! Ganhamos 75 mudas de árvores frutíferas, araçá vermelho e amarelo, gabiroba e cerejeira do mato. Denis Rain proprietário da Giga Lan house, também nos doou mudas de ameixeira, pitangueira, amoreira, abacateiro, laranjeira e mangueira. Cada criança dos quintos anos levou uma mudinha para casa, plantaram com a família e enviaram as fotos no grupo.

 Dia 25 de março, fomos com alguns alunos até a Agropecuária Caninana pedir auxílio com as mudas de Pau-brasil, nos acolheram muito bem. Os proprietários Emerson Spinard e Fabio Spinard, conseguiram comprar as mudinhas, doaram algumas e as demais fizeram a preço de custo. Recebemos ajuda de alguns professores e pais para pagar o valor. Alguns professores e familiares dos alunos também adquiriram o Pau-brasil para plantar em suas propriedades. 

 No dia 27 de março em sala de aula, escolhemos os lugares a se plantar as nossas árvores, a cada quatro alunos ficou responsável por fotografar um local adequado em determinados bairros de nossa cidade. 

Cinco de abril iniciamos nosso plantio de árvores frutíferas ao lado da creche no Boqueirão e ao lado do posto de saúde no Jardim Brasília. Dia 17 de abril plantamos as primeiras mudas de Pau- brasil, em nossa Escola com a presença do nosso Prefeito Osmar Blum, a Secretaria de Educação e Cultura Ana Wieslava, o Vereador Diego Macedo, A Coordenadora de Projetos da SMEC Andrea Podolan, o Diretor da Secretaria de Meio Ambiente Emanoel Bueno, os bonecos Agrinho e Aninha, fomos acompanhados pela jornalista Adalgiza e Emerson (o Bolacha). Nossos alunos relataram um pouco sobre a Histórica Árvore de Pau-brasil. 

 Em um segundo momento ainda no mesmo dia plantamos Pau-brasil e outras mudas na Praça Cívica, com a ajuda do Vereador Elio Ratinho, o Empresário Claudio da Silva Machado, a Diretora de nossa Escola Elma do Rocio Bachmann, meu esposo que esteve presente em todas as etapas do plantio, Eder Sebastião Teixeira e meu filho, o pequeno Eduardo de Lima Teixeira muito empolgado em ajudar. Ainda na Praça Cívica haviam dois mendigos que ficaram admirados com a ação das crianças, quiseram também fazer parte dessa história, plantando uma mudinha! 

 No dia 25 de abril terminamos nosso plantio, com a ajuda da professora Erone Bachmann, plantamos Pau-brasil e as demais mudinhas em algumas rotatórias da cidade, em vários locais do Jardim Brasília e na Quadra Esportiva do Jardim Bela Vista III, onde uma moradora que estava passando prestigiou nossos alunos e os ajudou a plantar nossa última mudinha de Pau-brasil. 

Em sala de aula, estamos confeccionando cartazes de conscientização, os levaremos nas demais escolas pedindo ajuda no cuidado com a natureza, com nossa Cidade e em especial com as nossas mudas.

Agradeço imensamente a Deus pela oportunidade de exercer esse abençoado projeto, aos alunos, pais e demais familiares, à Diretora Elma, Pedagoga Elenice Modesto, às Professoras Erone, Josemares e Lucelia, à minha família e a todos que de alguma forma estão envolvidos no desenvolvimento do nosso lindo projeto! 





















































































































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula passeio no outono

MPT – Incentivo à Reciclagem