Dia da Mulher

AUTORA
Andreia Aparecida Scremin, 5º ano A

No dia 7 de março de 2023, demos início as atividades relacionadas ao Projeto Vamos Ler. Sendo assim, eu, professora Andreia, levei à turma do 5º ano A, proposta de roda de conversa. Primeiramente expliquei sobre a atividade e o projeto para os alunos e na sequência, contei brevemente sobre a história do dia da mulher, a greve e as mulheres trancadas e queimadas, quando lutavam por seus direitos. Aproveitei o tema para reforçar o valor das mulheres e as lutas por seus direitos.

Após essa conversa inicial, os alunos foram orientados para copiar e recitar o seguinte poema de Borres Guilouski:

MULHER

MULHER, O SAGRADO ESTÁ EM VOCÊ

ESTÁ EM SEU SORRISO

EM SEU TERNO OLHAR

EM SEU COLO ACOLHEDOR

EM SEU JEITO DE SER

E NA FORÇA DO SEU AMAR

MULHER MÃE, AVÓ, IRMÃ E AMIGA

SEJA QUEM FOR

NEGRA, BRANCA OU AMARELA

VOCÊ TEM UM GRANDE VALOR

VOCÊ É BELEZA PURA!

AJUDE A MUDAR O MUNDO

COM SUA INTELIGÊNCIA E TERNURA.

Assim que copiaram, dei um tempo para cada aluna e cada aluno ler e memorizar um verso do poema, a fim de recitar na sequência. Pois há 13 versos e 26 alunos na turma, sendo 13 meninas e 13 meninos. Portanto, um mesmo verso foi repetido por duplas de meninas com meninos. Todos foram orientados pela professora para recitar o poema. Primeiramente as meninas e depois os meninos foram à frente da classe para recitar. Essas atividades foram fotografadas para edição de texto detalhado e com imagens anexas sobre a atividade desenvolvida pela turma.

Essa atividade foi importante para todos, pois houve oportunidade de agregar conhecimentos sobre o dia da mulher, bem como desenvolver o hábito de ler e memorizar, somado a atitude de respeito e valorização às mulheres e ainda a desenvoltura dos alunos na participação da aula, especialmente no momento de recitar o poema.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MPT – Incentivo à Reciclagem

Aula passeio no outono

Plantio de pau-brasil